Gloomy Sunday / Domingo Tenebroso

Quem já ouviu falar em uma killer song´s??? A musica abaixo é uma assim, composta e muito tocada entre a Grande Recessão Americana e a Segunda Guerra Mundial, é uma musica tão triste e depressiva que o autor, se matou, alguns musicos que executaram ela e muiiitos amantes tiraram a propria vida ouvindo ela, a coisa ficou tão seria que ela foi banida das radios americanas em um periodo.....a musica é linda, é triste, mas linda, A música original é húngara e seu nome é Szomorú Vasárnap (Gloomy Sunday, ou, ainda, Domingo Lúgubre), do compositor húngaro Rezső Seress. Algumas pessoas chamam essa música de Overture to Death (Abertura para a Morte) ou Killer Song A história acerca dessa música e dos suicídios que ela supostamente provocou é bem controversa, uma vez que não há registros concretos dessas mortes. Seress a escreveu em 1933 logo após a Grande Depressão Americana e o mundo estava muito triste, pessoas desempregadas. Em 1936 ocorreu o primeiro suicídio. Joseph Keller, de Budapeste, deixou uma mensagem de suicídio que continha as frases da Gloomy Sunday. Após essa morte, mais 17 pessoas se mataram, com mortes de alguma forma relacionadas à música. Além dessas, especula-se que mais 100 suicídios tenham sido cometidos ao redor do mundo. Diz-se que muitos pularam no rio Danúbio segurando a partitura da música, dois atiraram em si mesmos enquanto ouviam uma versão da música, um homem pediu a música em um clube noturno antes de sair e atirar em si mesmo, um homem se enforcou com uma cópia da música a seus pés, uma secretária se suicidou com gás após pedir que tocassem a música em seu funeral. Também se diz que, por causa disso, a BBC e outras rádios decidiram banir a música. Entretanto, também não é possível verificar a veracidade dessa informação. Mas há um fato concreto nessa história toda. Seress, o compositor da música, de fato cometeu suicídio em 1968, atirando-se de uma janela, dois dias após seu 69º aniversário. Na nota publicada no jornal The New York Times, há uma menção à música e à onda de suicídios atribuídos a ela na década de 30. Essa música e as histórias por trás dela inspiraram alguns filmes: The Kovak Box (A Caixa Kovak), Densen Uta (The suicide song; A música do suicídio) e Ein Lied von Liebe und Tod (Gloomy Sunday – a song of love and death; Gloomy Sunday – uma música de amor e morte). Gloomy Sunday Sunday is gloomy My hours are slumberless Dearest the shadows I live with are numberless Little white flowers Will never awaken you Not where the black coach Of sorrow has taken you Angels have no thought Of ever returning you Would they be angry If I thought of joining you Gloomy Sunday Sunday is gloomy With shadows I spend it all My heart and I have decided To end it all Soon there'll be flowers and prayers That are said I know But let them not weep Let them know That I'm glad to go Death is no dream For in death I'm caressing you With the last breath of my soul I'll be blessing you Gloomy Sunday Dreaming I was only dreaming I wake and I find you asleep In the deep of my heart dear Darling I hope That my dream never haunted you My heart is telling you How much I wanted you Gloomy Sunday Gloomy Sunday Domingo Tenebroso Os domingos são tenebrosos As minhas horas sem sono Queridas as inúmeras sombras Com as quais convivo Pequenas flores brancas Não te acordarão Não onde o coche negro Da dor te levou Os anjos não pensam Em te devolver jamais Será que eles ficariam zangados Se eu me juntasse a ti? Domingo tenebroso Tenebrosos são os Domingos Passados nas sombras O meu coração e eu Decidimos acabar com tudo Daqui a pouco haverão flores E orações que dizem saber Mas não os deixem chorar Deixem saber O quão feliz estou por partir A morte não é um sonho Pois na morte eu te acaricio Com o último suspiro da minha alma Eu te abençoarei Domingo tenebroso Sonhando Eu estava apenas sonhando Acordo e encontro-te a dormir No fundo do meu coração Meu querido, eu espero Que o meu sonho nunca te persiga O meu coração me diz O quanto eu te quero Domingo Tenebroso Domingo Tenebroso Depois posto o link do video com a musica!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCESAS DESENCANTADAS